Quais são as novas regras para o ENEM 2009?

Já houve muitas especulações sobre o que mudaria no novo ENEM e quais seriam suas novas “regras”.

O Ministério da Educação já esclareceu praticamente tudo que vai mudar na nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio

Até 2008, o ENEM era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos do ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. A proposta é reformular a prova para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente as matérias do ensino médio.

O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias.

Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. O que totaliza 180 questões + redação para serem realizadas em até 10 horas.

Vale lembrar que as inscrições para o ENEM 2009 já começaram, vão até dia 17 de julho, e podem ser feitas apenas pela internet através do site do ENEM.