Quais as matérias que caem no novo ENEM?

Quais as matérias que caem no novo ENEM?

O novo ENEM trouxe várias modificações quanto aos conteúdos que caem na prova. Antigamente, tínhamos aquelas listas enormes de itens de cada matéria para estudar, agora temos uma lista de competências que serão cobradas no exame.

O Ministério da Educação disponibilizou um documento que detalha todas essas novas “matérias” e reúne os conteúdos primeiramente em Eixos Cognitivos, que são:

  1. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
  2. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
  3. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
  4. Construir argumentação (CA):  relacionar  informações,   representadas  em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
  5. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

E depois as quatro grandes áreas:

  1. Matriz de   Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  2. Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias
  3. Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  4. Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Com tudo isso, a ideia é aproximar os conteúdos aprendidos do ensino médio aos da prova, possibilitando a comparação de desempenho entre vários anos.

Para saber mais detalhes sobre as quatro áreas de matérias do novo ENEM, leia o documento completo (PDF)