Como fazer a inscrição para o ENEM?

Essa é uma dúvida muito comum dos alunos.

Todo ano, por volta do mês de maio, são publicadas informações em relação às inscrições, mas conforme os últimos anos, podemos saber como é o processo:

Se você estuda em escola pública

Você retira a ficha de inscrição na sua escola, preenche e depois entrega em qualquer agência dos correios, onde receberá o comprovante de sua inscrição autenticado pelo funcionário da agência.

Se você estuda em escola particular

É a mesma coisa que na rede pública, a única diferença é que você vai ter que pagar uma taxa de inscrição (em 2008 essa taxa era de R$35,00). O aluno carente da rede particular pode solicitar isenção da taxa preenchendo a Declaração de Carência no verso da ficha.

ATENÇÃO: guarde seu comprovante de inscrição com cuidado, pois é com ele que você poderá comprovar sua inscrição no ENEM!

Se você já concluiu o ensino médio e quer fazer o ENEM

Faça sua inscrição em uma agência dos correios, preenchendo a ficha de inscrição, pagando a taxa de R$ 35,00 e devolvendo a ficha para o atendente dos Correios. Guarde com você a segunda parte da ficha de inscrição, que vai ser autenticada pelo funcionário da agência.

No site do ENEM, também é explicado como fazer a inscrição pela internet, que pode ser mais cômoda para alguns.

NOTA: A partir de 2009, somente há a possibilidade da inscrição pela internet, através do endereço http://enem.inep.gov.br/inscricao

E se eu quiser fazer a inscrição pela internet?

A inscrição pela internet é um jeito mais prático, mas tem as mesmas divisões da inscrição em papel:

Alunos cursando o Ensino Médio:

  1. Durante o período de inscrições, acesse o endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao.
  2. Preencha a ficha de inscrição disponível no site.
  3. Clique em enviar e verifique se deu tudo certo. Como saber isso? Você vai receber um e-mail de confirmação de inscrição.
  4. Imprima o comprovante de inscrição e guarde-o bem!

Alunos que já terminaram o Ensino Médio
Siga os mesmos passos descritos acima. Quando você receber o e-mail de confirmação, também vai ter a opção de imprimir o boleto bancário, que você pode pagar em qualquer agência bancária. Sua inscrição só será confirmada após o pagamento.

Depois disso, acesse o site novamente para imprimir seu comprovante de inscrição.