Assuntos que mais caem no ENEM

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC primeiramente como um instrumento para avaliar o nível de ensino dos alunos do ensino médio. Hoje, no entanto, o ENEM é uma oportunidade dos alunos ingressarem na universidade, pois diversas universidades brasileiras oferecem vagas aos alunos que forem bem colocados nessa prova, o que tornou a prova do ENEM muito concorrida e muitos alunos se preparam ara o ENEM como se preparam para o vestibular.

Nos últimos dois anos a organização com o ENEM teve problemas graves com as provas, o que tem atrasado o evento, mas este ano a expectativa é que não haja erros nem atrasos e que o certame aconteça no final do ano, portanto há bastante tempo para todo mundo se preparar e estudar para obter uma boa classificação e ingressar na universidade e escolher o curso que você deseja, pois quanto maior a sua nota maiores são as suas oportunidades. A prova do Enem é composta de uma redação e de provas de múltipla escolha com 180 questões ao todo.

Para quem está começando a se preparar e estudar para enfrentar o exame, os professores dos diversos cursinhos espalhados pelo Brasil dão algumas dicas importantes, mas uma das principais é estude bastante o que está aprendendo na escola, seja aplicado, se aprofunde nesses conteúdos e domine eles, se interesse pelas aulas e peça auxílio dos seus professores. Se você dominar com segurança o conteúdo do 3º ano do ensino médio você com certeza já tem boas chances de obter uma boa nota, porém para obter uma boa classificação é preciso um pouco mais de dedicação e esforço.

Uma das grandes preocupações dos alunos é com o tema da redação e seu desenvolvimento. A redação é normalmente de um tema da atualidade, então uma boa maneira de se preparar é assinar um dos principais jornais de noticias da sua região e ler diariamente todas as notícias, tirando a pagina policial, tudo o mais pode ser tema da redação. Este ano alguns temas bem cotados são os conflitos na Líbia e a energia nuclear. Para se sentir mais seguro treine a redação, semanalmente escolha um tema que foi mais polêmico ou mais abrangente e de fundamental importância e escreva uma redação. Converse com sua professora de língua portuguesa e peça para ela corrigir e lhe dar dicas, com certeza quando chegar o final do ano você estará super afiado para a redação, que tem um peso importante na nota final.

botão de ação cor de laranja para cadastro em curso para passar no ENEM